O
nível do reservatório do sistema de arrefecimento deve ser checado semanalmente
e sempre com o motor frio. As montadoras recomendam a primeira troca completa
do líquido do radiador ao completar um ano ou 30 mil km, após a primeira troca,
o indicado passa a ser de seis meses ou 15 mil km. Antes da reposição é
importante limpar o sistema. Existem produtos específicos para remover a
ferrugem e a sujeira. Basta colocá-los no radiador com o motor em funcionamento
por 10 minutos. Depois é só retirar o líquido e a sujeira, fazendo em seguida
uma lavagem de todo o sistema com água limpa destilada para não entupir os
dutos do bloco do motor. Nunca usar
água de torneira por conter cloro e sais minerais.
Na
reposição da mistura, é importante ficar atento à proporção de 50% de aditivo e
50% de água destilada. Sem o aditivo na proporção certa, a água evapora
rapidamente, além de enferrujar o bloco do motor, a válvula termostática e a
bomba d’água. Só para se ter uma idéia: uma bomba d’água de um carro com motor
1.0 custa em média, R$ 500,00 podendo chegar a R$ 2 mil nos automóveis mais
caros (preço médio em concessionária). Alguns aditivos já têm em seu frasco a
indicação da proporção da mistura.
Superaquecimento:
O sistema de arrefecimento tem a função de manter a temperatura ideal de funcionamento do motor. Sem os devidos cuidados com a manutenção, pode ocorrer superaquecimento, queimando a junta do cabeçote do motor. Em casos extremos, o motor pode fundir. Os gastos com a retífica podem chegar a R$ 10 mil, dependendo do tipo de motor. Além disso, as alterações de temperatura podem provocar o desgaste prematuro de outras peças e aumentar o consumo de combustível. Por isso, vale a pena ficar atento à manutenção...
Muitas vezes, questões básicas do bom funcionamento do
seu carro são esquecidas no dia a dia. Uma delas é o sistema de arrefecimento
do motor. A falta de cuidados pode fazer com que as mangueiras explodam, além
de queimar os cabeçotes e, até mesmo, fundir o motor. Por isso, verifique se o
radiador está com a manutenção em ordem. Veja abaixo algumas dicas para que
você não erre mais na hora de trocar o fluído.
Confira o estado da água do radiador:
Para isso, com o motor desligado e frio, abra a tampa do radiador para
facilitar o escoamento da água velha. Solte a mangueira inferior da peça para
que o líquido escoe e verifique se ele está ou não com coloração ferruginosa
(jamais despeje em esgoto doméstico, em nossa oficina temos uma caixa coletora para destinar o descarte correto de produtos que venha prejudicar o meio ambiente).
Reponha com o aditivo
Retire o reservatório e o lave em água corrente. Depois, coloque o reservatório
no lugar e aperte a mangueira inferior do radiador. Compre um aditivo para a
água do radiador, de uma marca de confiança.
A mistura certa
Na hora de misturar o aditivo com a água, siga as especificações do manual de
seu carro. Se você não tiver, faça uma mistura com 50% de água filtrada ou
destilada, para 50% de aditivo. Nunca coloque apenas água ou aditivo. Encha o
reservatório até o máximo indicado e feche.
Sem vazamento
Ligue o motor e o deixe em funcionamento até a ventoinha entrar em ação. Fique
atento para ver se não há vazamento.
TOME NOTA:
Como a checagem da água do radiador tem que ser realizado pelo menos uma vez por semana, NUNCA USE água de torneira para completar o nível, sempre use água destilada com aditivo na proporção: 50% água, 50% aditivo. Preservando assim o sistema.
Não tem tempo, não tem jeito para efetuar o serviço?
Como a checagem da água do radiador tem que ser realizado pelo menos uma vez por semana, NUNCA USE água de torneira para completar o nível, sempre use água destilada com aditivo na proporção: 50% água, 50% aditivo. Preservando assim o sistema.
Não tem tempo, não tem jeito para efetuar o serviço?
Para não esquentar a cabeça, não deixe o carro esquentar, venha fazer a revisão do arrefecimento na Espaço Car.
Avenida Norte, 6669 Casa Amarela
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Recife - PE
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