Por problemas técnicos na linha telefônica Principal (GVT) estamos atendendo pelo número:
(81) 3268-2947
Inicio » , , , » Protetor de Cárter: por que usar?

Protetor de Cárter: por que usar?


"Acessório é fundamental para a proteção da parte baixa do motor contra pedras, valetas, lombadas e outros obstáculos encontrados nas vias

Ao comprar um carro, é comum o consumidor ficar em dúvida: o veículo vem ou não com protetor de cárter? Caso não venha, preciso colocar? Esse acessório é importante ou não? A Auto Revista Pernambuco fez uma lista de perguntas e respostas (adaptado) para tirar as dúvidas sobre esse assunto:

Para que ser o protetor de cárter?
O cárter é o reservatório de óleo do motor. Quando exposto, fica sujeito a impactos causados por pedras, buracos e lombadas, que podem danifica-lo. O protetor de cárter protege também outras partes que também estão expostas a essas adversidades, como: quadro de suspensão, caixa de câmbio, parte inferior do radiador, mangueiras, tubo de escapamento, etc. Por isso o protetor tem um papel fundamental, além de colaborar com a redução de sujeira (lama, mato, terra, etc) na parte inferior do motor.

Ele é obrigatório?
Não. Esse acessório não é obrigatório. Mas seu uso é indicado para evitar problemas maiores e consequentemente prejuízos. Existem vários modelos, cada veículo tem seu protetor de cárter específico. 

Os veículos já saem das montadoras com o protetor de cárter? 
Nem todos. Mesmo sendo um acessório o uso é indicado pelas montadoras. Se o carro não sair de fábrica com o acessório, nossos técnicos (Espaço Car) podem identificar os pontos adequados para fixação do acessório. Caso o veículo não possua pontos pré-definidos é necessário verificar quais pontos será utilizados na fixação, para garantir o bom desempenho do acessório e não causar danos estruturais que comprometam a seguração.

COLOQUE OU TROQUE SEU PROTETOR DE CÁRTER NA ESPAÇO CAR

Qual é a média de durabilidade de um protetor de cárter? É preciso trocar o acessório de tempos em tempos?
A durabilidade varia conforme os cuidados e utilização do veículo, por exemplo: fora de estrada, regiões alagadas, regiões litorâneas, etc. É preciso trocar o protetor caso ele não esteja em boas condições para que o reservatório de óleo do motor seja preservado. 

Caso ele sofra alguma avaria devido a uma batida extremamente forte, é possível arrumar-lo ou troca-lo por inteiro?
A peça deve ser totalmente trocada, pois perderá suas características originais além do risco de interferências na parte inferior do carro, causando vibrações, ruídos ou ainda danos mecânicos. 

Texto adaptado

"Alegando razões que vão da economia à estética, montadoras deixam de instalar itens de segurança e conforto que aumentariam o preço do carro em menos de R$ 100.
Revista Auto Esporte. Ano 37. Numero 434

Espaço Car Auto Centro
Melhor para seu carro, melhor para você
Av. Norte Miguel Arraes de Alencar 6669
Casa Amarela. Recife-PE
81 3268.6376

0 comentários:

Postar um comentário

Receba Novidades no E-mail

Curta-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Recomende-nos no Google Plus
Assinar me em RSS